terça-feira, 12 de agosto de 2014

Cigarro pode provocar alterações na voz


  Você fuma? Há quanto tempo? Será que sua voz é a mesma? 


  A cardiologista Jaqueline Issa explica que o cigarro pode causar alterações na voz, principalmente nas mulheres, que podem adquirir uma voz grossa e totalmente diferente.

  Isso acontece porque o fumo provoca uma inflamação crônica nas cordas vocais, uma espécie de edema ou acúmulo de muco, que vai engrossando a voz e deixando-a mais rouca, o que é mais perceptível na mulher. Existem casos, inclusive, em que é preciso drenar esse edema já que as cordas vocais não funcionam mais e a pessoa fica sem falar.

A médica alerta, porém, que é preciso prestar atenção nessa rouquidão, que pode ser também um sinal de câncer na laringe. A doença representa cerca de 25% dos tumores malignos que atingem essa área e 2% de todos os outros tipos malignos.

Além do câncer de laringe, o cigarro pode também aumentar o risco de câncer na boca e língua. Para evitar, é simples: basta parar de fumar! Em apenas um dia sem fumar, já é possível ter benefícios para a saúde, segundo a cardiologista Jaqueline Issa . É preciso ainda prestar atenção em outros sintomas de problemas na garganta, como dor, dificuldade para engolir ou respirar e sensação de caroço na região.

Segundo os médicos, o cigarro pode também afetar a tireoide, causando hipotireoidismo e levando ao ganho de peso, especialmente na região abdominal.

Mulheres fumantes com mais de 50 anos, por exemplo, têm entre 3 a 4 vezes mais chances de ter hipotireoidismo do que a população em geral.

No entanto, não há relação direta do fumo com o câncer da tireoide já que a maior parte dos casos é de origem hereditária. Em relação ao ganho de peso, a cardiologista Jaqueline Issa explicou que isso pode ocorrer após parar de fumar e, por isso, é importante manter bons hábitos como medida de prevenção.


Quer parar de fumar mas não consegue? 


  Talvez você tenha ficado preocupado(a) e agora decidiu parar de vez com esse vício. Mas como?
Aí vão 7 dicas para te ajudar a deixar de vez o hábito de fumar:

 1)  Tome a decisão definitiva de parar de fumar. Dúvidas como “Por que vou parar de fumar se vou morrer mesmo” ou “Fulano morreu e nem fumava” não levam a lugar e algum e minam as chances de sucesso. Portanto, tenha em mente que você realmente quer parar.

 2) Avalie seu grau de dependência. É importante ter a percepção de que você tem chances de conseguir parar de fumar sozinho ou se precisa de ajuda médica. Rotina e programas sociais contam muito na decisão.

 3)  Elabore uma estratégia, considerando circunstâncias que podem ser mais adequadas. Será que não fica mais fácil dar o primeiro passo nas férias, longe dos fumantes do trabalho? Ou o melhor é na rotina sobrecarregada da profissão? Escolha o que é melhor para você.

4) Inicie o processo de redução. Ir diminuindo o número de cigarros consumidos por dia pode ajudar a amenizar os sintomas da abstinência quando o dia D chegar.

 5) Mude seus hábitos e faça exercícios físicos. É importante evitar situações “de risco”, como happy hour e danceterias - lugares em que muita gente vai estar fumando ao seu redor. A prática de esportes com regularidade melhora sua qualidade de vida e a saúde do seu organismo.

 6) Use pastilhas e gomas de nicotina. Vendidos sem prescrição médica, eles devem ser encarados como uma substituição ao cigarro. Esses subterfúgios ajudam a perder o hábito de fumar, principalmente em ambiente sociais.

7) É quase certo que a ansiedade de quem está parando de fumar suba às alturas. Algumas dicas parar enfrentar os picos são: escovar os dentes com frequência, comer frutas, ter algo em mãos para poder rabiscar. Não fique parado. Quando a ansiedade bater, converse com alguém e tente se distrair.


Ainda tem dúvidas? Vá até a sua unidade de Saúde da Família e procure seu Agente de Saúde. Em nossa unidade temos grupos de Tabagismo semanalmente, é só buscar informações com o agente da sua área.



Publicado:07/04/2014
Fonte: Bem Estar
          Eu vou parar de fumar.com

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Amaro Cavalcanti,1387-Todos os Santos Rio de Janeiro-RJ,20735-041

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3217-4156

Tecnologia do Blogger.