segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Primeiro contato mamãe-bebê pós-parto aumenta sucesso de amamentação


Imprinting: O Primeiro Encontro

  Imprinting pode também ser chamado de amor à primeira vista: trata-se do fenômeno em que os filhotes reconhecem suas mães logo após o nascimento e criam vínculo. Foi provado por Konrad Lorenz, que ganhou por isso o Prêmio Nobel da Medicina em 1973. Faz parte da natureza dos animais, é instintivo, e nos bebês humanos é uma coisa linda de se ver!




  De acordo com um estudo feito pela Cohen Children's Medical Center, de Nova York, as mães que seguram nos braços seus bebês assim que dão à luz, têm mais sucesso na amamentação. Os especialistas dizem que o contato da pele da criança com a da mãe é o motivo pela qual as mulheres terão maiores chances de prolongar o aleitamento.

Com esses resultados, os especialistas pedem às mães para segurar os filhos logo após o nascimento. "Amamentar é uma das coisas mais fáceis que podemos fazer para que os bebês cresçam saudáveis. Embora o contato da pele seja positivamente associada ao aleitamento materno, o fator mais significativo é a intenção da mãe", diz Dr.a Darshna Bhatt, responsável pelo estudo.

Os pesquisadores avaliaram bebês saudáveis e prematuros nascidos em Nova York, além de avaliar idade da mãe, se o parto foi normal ou cesárea, peso do bebês e duração da internação. Dos 150 nascimentos analisados, 53% tiveram contato com a mãe na sala de parto. Deste total, 75% disseram que iriam priorizar a amamentação, no entanto, 28% fizeram isso.              
O número é significativo analisando que a Grã-Bretanha tem uma das mais baixas taxas de amamentação da Europa, já que uma em cada quatro mães decidem não amamentar os filhos. Além disso, aos quatro meses de idade, 75% dos bebês já não consomem mais o leite materno.

Benefícios


  No contato com a mãe, primeiro o recém-nascido encontra proteção e calor. Quando ele suga os primeiros goles do leite materno, ganha forças para se desenvolver.
  Os primeiros minutos de vida ou, no máximo, na primeira hora, o recém-nascido já deve ser colocado no peito da mãe. Quando suga os primeiros goles do leite materno, o chamado colostro, ganha forças para se desenvolver e, aos poucos, vai montando suas defesas contra as doenças. No contato com a mãe, ele também encontra proteção e calor, funções antes desempenhadas pelo ventre. "Estudos recentes mostram que o corpo da mulher ajuda a manter o bebê adequadamente aquecido, deixando-o mais calmo e com frequências respiratórias mais estáveis", explica o pediatra Marcus Renato de Carvalho, da Clínica Interdisciplinar de Apoio à Amamentação, no Rio de Janeiro.
O útero agradece
A amamentação nos primeiros minutos após o parto também é importante para a recuperação da mãe. Esse ato estimula o útero a voltar mais rapidamente ao tamanho normal, contribuindo para a saída da placenta e para a redução do sangramento pós-parto.

Como você viu, o contato com o bebê é mais do que uma forma de carinho, é uma forma de auxiliá-lo no desenvolvimento completo.

Fonte: Aguadoce
          Natura Mamãe e Bebê
          Abril.com
          Revista Crescer
Publicado: 2013

0 comentários:

Postar um comentário

Contato

Fale Conosco

Entre em contato com nossa unidade, fale com nossos profissionais e tire suas dúvidas quanto aos nossos programas

Endereço

Av. Amaro Cavalcanti,1387-Todos os Santos Rio de Janeiro-RJ,20735-041

Funcionamento

De Segunda a Sexta das 08h às 18h | Sábado das 08h às 12h

Telefones

(21) 3217-4156

Tecnologia do Blogger.